Sobre a Empresa

A empresa surgiu em 1994 quando Zenaide Alves do Santos recebeu o convite de uma fabricante de máquinas de costura para lecionar em um curso. Ao aceitar a oferta e ministrar o curso, Zenaide vislumbrou uma oportunidade de negócios e resolveu tornar-se empreendedora, nascendo assim a Zenaide Cursos Práticos de Corte e Costura.

Ao longo dos 20 anos de existência à empresa já contribuiu para a qualificação de mais de 2 mil costureiras, tendo formado diversos profissionais da região norte do Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste de Minas.

Com o intuito de preparar os alunos de forma plena, a empresa trabalha com apenas seis alunos por turma. Ao longo do tempo, os Cursos da Zenaide foram desenvolvendo uma identidade própria graças a sua metodologia diferenciada e seu material didático próprio, fruto da participação em feiras, congresso, treinamentos e, claro, seus 20 anos de experiência.

Zenaide Alves dos Santos

Nascida no estado de Sergipe foi morar com seus avôs paternos aos 04 anos. Cresceu na zona rural, em meio ao sertão do nordeste. No caderno da escola aproveitava os espaços em branco para desenhar alguns modelos de roupa, deixando claro que desde menina sempre demonstrou amor pela costura. Na falta de cadernos, por várias vezes desenhava na areia lindos modelos que surgiam em sua imaginação de criança.

Aos 12 anos ganhou de presente de aniversário a primeira máquina de costura, uma Singer. Desde muito cedo já confeccionava as próprias roupas e também as das amigas.

Não tinha nenhum tipo de formação em costura, havia aprendido tudo de forma autodidata, até que em 1986 foi morar no estado do Espírito Santo e teve a oportunidade de fazer um curso, o “Método Direto”, da Ana Fraga. Infelizmente, só teve condição de pagar dois meses, e o curso durava um ano. Mesmo assim, não desistiu dos sonhos. Praticava o que aprendia, lia várias vezes a apostila, tirava Xerox de livros. Em 1994 é mãe de dois filhos e recebeu a proposta de dar aulas de corte e costura. Enquanto ministrava as aulas, ainda tirava um tempo para administrar a casa, os filhos e o casamento que graças a Deus continua sólido. Hoje o seu sonho foi concretizado, pois o seu ateliê já é realidade e se tornou uma instrutora muito bem sucedida no que faz. Formou vários profissionais, inclusive das cidades vizinhas e de outros Estados. Chegou a ser homenageada na Assembléia Legislativa do Espírito Santo, nas comemorações pelo dia da costureira. Prestou serviços a empresas particulares. Em 2011 começou a participar de cursos e consultorias do SEBRAE passando a ver as coisas de forma muito mais ampla e abrangente, começou a conhecer o seu negócio de uma forma muito mais profunda.

Desde que iniciou o Curso Prático de Corte e Costura, treinou todo tipo de pessoas, tendo indicado algumas para fábricas, outras abriram seus próprios negócios, mas todas de uma forma ou de outra usaram o que aprenderam para o benefício próprio. A cada trimestre ela vem formando entre 45 e 50 novas costureiras e sempre presenciando várias histórias de vida.

Reconhecimento