Superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, Zenaide Alves dos Santos, vencedora do prêmio microempreendedora Individual e o governador do ES, Paulo Hartung 

 

A cerimônia de entrega do prêmio aconteceu na noite do dia 8 de agosto de 2017 no Palácio Anchieta

Com o objetivo de identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras capixabas, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) promoveu, na noite desta terça-feira (8), a cerimônia de entrega de mais uma edição estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A cerimônia foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

A edição deste ano foi marcada por histórias de superação, inovação e persistência. Entre todos os relatos participantes, as ganhadoras conquistaram o júri com trajetórias de garra e vontade de fazer a diferença.

Durante a cerimônia, foram anunciadas as ganhadoras da etapa estadual. Na categoria Produtora Rural a empresária Zuleica Jahring Trabach foi a vencedora. Na categoria Pequenos Negócios Zilma Bauer Gomes foi a escolhida. E como Microempreendedora Individual, a ganhadora foi Zenaide Alves dos Santos, que em 2014 também foi a vencedora nesta categoria.

Para o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, o reconhecimento dado às mulheres empreendedoras incentiva o segmento e revela histórias de sucesso. “É um orgulho para nós conhecermos histórias de sucesso transformadas em realidade com auxílio do empreendedorismo. São mulheres que persistiram e conquistaram espaço no mercado e se destacam a cada dia. O prêmio é uma excelente forma de fomentar e incentivar que novas histórias sejam escritas”, comentou.

Conheça as vencedoras

Zuleica Jahring Trabach – Sítio Colibris

Diretor de Atendimento do Sebrae/ES, Ruy Dias de Souza, Zuleica Jahring Trabach, vencedora na categoria Produtora Rural e governador Paulo Hartung

A história da produtora rural, Zuleica Jahring Trabach, do Sítio Colibris, em Domingos Martins, é um belo exemplo de superação. A partir da necessidade de gerar renda extra, Zuleica buscou no empreendedorismo a forma de realizar sonhos e conquistar reconhecimento. Hoje além do plantio e revenda de verduras, a produtora se destaca também com a venda de verduras cortadas, demanda observada a partir da análise de mercado e relacionamento com os clientes. O sucesso é tanto que a empresa possui 11 funcionários e grandes projetos para colocar em prática.

De acordo com a produtora, com o empreendedorismo ela realizou muitas conquistas financeiras e pessoais. “O Sebrae me ajudou a adquirir conhecimento por meio de cursos e foi um parceiro incrível para acreditar que eu seria capaz de empreender, de superar desafios e vencer. Consegui perceber que a vida no campo poderia ser boa e me dar muita satisfação. Tenho muito orgulho de empreender no interior. O Sebrae me abriu os olhos de que nós, mulheres, produtoras rurais, temos como ser reconhecidas e alcançar o sucesso também”, garantiu Zuleica Trabach.

Zilma Bauer Gomes – Ervas Naturais

A empresa Ervas Naturais, de Vila Velha, surgiu a partir do empreendedorismo familiar e conquistou clientes por todo o país. Com uma história marcada pela inovação e vontade de fazer acontecer, hoje possuem clientes em 16 estados brasileiros e oferecem produtos voltados para recuperação e tratamento capilar com extratos naturais. De acordo com a empresária Zilma Bauer Gomes, em 2019 a empresa pretende retomar o projeto social denominado IETUS (Instituto Eu Tenho Um Sonho).

Diretor técnico do Sebrae/ES, Benildo Denadai, a escolhida na categoria Pequenos Negócios, Zilma Bauer Gomes e o governador do ES Paulo Hartung

Segundo Zilma, ela participou de um curso do Sebrae logo no início da empresa e percebeu que seria importante ter o acompanhamento da instituição para o crescimento do seu empreendimento. “Quando fiz a capacitação comecei a entender que o Sebrae era o lugar onde eu tinha que estar sempre. Desde lá, já participei de várias soluções. Receber esse prêmio é um importante reconhecimento à minha trajetória e a consultoria do Sebrae tem trazido um novo rumo para a empresa. Estou muito feliz”, afirmou.

Zenaide Alves dos Santos – Zenaide Curso de Corte e Costura

Com uma trajetória marcada pela persistência, a Zenaide Cursos de Corte e Costura, de São Mateus, se destaca no mercado com a venda de cursos online. A empresa criada e administrada pela empresária Zenaide Alves dos Santos já conta com 26 mil inscritos no canal do YouTube e mais de 1,3 milhão de views. No lado social, a empresa investe no projeto “Construindo um Sonho na Ponta da Agulha”, que oferece a pessoas carentes a oportunidade de aprender a costurar.

De acordo com a empresária, o Sebrae foi fundamental para conseguir alcançar esse sucesso. “Participei de vários cursos, palestras e oficinas desde os primeiros passos da empresa. Busquei conhecimento de todas as formas possíveis e não tenho palavras para falar da importância que é receber esse reconhecimento novamente. Esse prêmio me dá visibilidade e credibilidade no mercado e perante meus clientes”, disse.

Com a entrega dos prêmios estaduais, Zilma, Zuleica e Zenaide disputam agora o reconhecimento nacional. As capixabas representarão o Espírito Santo na etapa nacional, em Brasília, concorrendo nas categorias Produtora Rural, Pequeno Negócio e Microempreendedora Individual junto com outras vencedoras estaduais de todo Brasil. Com informações de Sayonara Lacerda, Assessoria de imprensa, unidade Marketing e Comunicação do Sebrae/ES